quarta-feira, 4 de abril de 2007

Alguns Periódicos científicos relacionado ao Ensino de ciencias :


Jornal da Ceincia - Órgão da Sociedade Brasileira para o Programa da ciência
Site: www.jornaldaciencia.org.br
End.: Rua Maria Antonia, nº 294, 4º andar.
CEP.: 01.222-010 São Paulo
Tel: (11) 3259-2766 Fax: (11) 3106-1002

Através do cadastramento o site proporciona envios de noticias e acontecimentos on line, suas publicações são diárias.

E-mail para envios de comentários e Artigos para Jornal da ciência:

Fernanda@sbpcnet.org.br


Revista Investigação em ensino de Ciências
Site: www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm
Endereço: Instituto de Física
Caixa Postal: 1551 Campos do Vale, Porto alegre, RS – Brasil


É uma revista voltada exclusivamente para a pesquisa em ensino e aprendizagem de ciências (Física, Química, Biologia ou Ciências Naturais) quando forem enfocadas de maneira integrada. Somente são aceitos para publicação artigos de: investigações em ensino e aprendizagem de ciências propriamente ditos;.Revisão da literatura em uma certa área de pesquisa em ensino.Fundamentação teórica com implicações claras para a investigação em ensino de ciências; Metodologia da pesquisa educacional com relevância direta para a investigação em ensino de ciências.Críticas ou defesas e comentários sobre artigos publicados na própria revista

Períodos de publicação da revista são de três meses por ano(abril, agosto e dezembro).
Distribuição eletrônica on line.

E-mail para envios de comentários e Artigos para Jornal da ciência:

ienci@if.ufsgs.br








Revista Ciência Hoje
Site: http://cienciahoje.uol.com.br/
http://cienciahojecriança.uol.com.br
Os temas são diversos relacionados ao meio cientifico que são acessados de acordo com a preferência do leitor. São publicados on line ou impressões quie são vendidos em todas as bancas de revistas do Brasil. Além da revista Ciência Hoje tem também a revista só para crianças – Ciência hoje para Crianças.
Seu objetivo é o desenvolvimento para melhorar a qualidade do ensino nas escolas publicas brasileira mudando a postura de alunos e professor a partir da alfabetização cientifica.

E-mail para contato:

ciencia@cienciahoje.org.br


Jornal Ciência e Ensino
Site: http://www.fae.unicamp.br

É um jornal do Grupo de Estudo e Pesquisa em ciência e ensino. Existe desde 1996 e vem tendo edições sucessivas datadas em junho e dezembro de cada ano.
Podem ser enviados materiais para o jornal ciência e Ensino que serão analisados pelos editores. Os periódicos são distribuídos gratuitamente aos seus leitores e as matérias tem sido colocadas no site.


Caderno Brasileiro de Ensino da Física
Site: www.fsc.ufsc.br

ANEXOS

Periódicos de Ensino de Ciências Ciência e Educação (UNESP)(www.fc.unesp.br/pos/revista)
Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciência da UNESP, Campus de Bauru. Idealizada em 1995 com a finalidade de divulgar os artigos elaborados a partir dos seminários proferidos dentro da programação dos Ciclos de Seminários em Ensino de Ciências, Matemática e Educação Ambiental, transformou-se posteriormente em órgão de divulgação dos trabalhos produzidos pelo Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática e pelo Curso de Mestrado em Educação para a Ciência. A partir do volume 5, Ciência e Educação passou a ser publicada em dois números anuais, com corpo editorial, e estendeu-se a todos os pesquisadores interessados em divulgar resultados de pesquisas em Ensino de Ciências e áreas afins. Artigos disponíveis on line, desde 1999.

Ciência & Ensino (UNICAMP)(www.fae.unicamp.br/gepce/publicacoesgepCE.html)
Jornal do grupo de estudo e pesquisa em Ciência e Ensino – gepCE - publicado desde outubro de 1996 com o apoio da Faculdade de Educação da UNICAMP. Destinado a professores do ensino fundamental e médio e a seus formadores, é fruto de estudos do geoCE a partir de trabalhos nas linhas de pesquisa: formação de professores, educação e produção científica e tecnológica; linguagem, epistemologia e história da ciência, com artigos sobre investigações em ensino de ciências e relatos de experiências em escolas; questões educacionais gerais; debates sobre artigos publicados; aprofundamento de temas atuais relevantes da ciência e resenhas.Artigos disponíveis on line desde o número 2, 1997.
Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências (COLTEC-UFMG)(www.coltec.ufmg.br/~ensaio)
Periódico de pesquisa que visa disseminar o conhecimento produzido nas diferentes frentes da pesquisa em educação em ciências. Iniciativa de docentes que atuam no Centro de Ensino de Ciências e Matemática (Cecimig) e também no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Investigações em Ensino de Ciências (UFRGS)(www.if.ufrgs.br/public/ensino/revista.htm)
Periódico voltado para a pesquisa em ensino de ciências (Física, Química, Biologia ou Ciências Naturais quando forem enfocadas de maneira integrada), com apoio do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Publica artigos relacionados a investigação em ensino/aprendizagem de ciências; revisão da literatura nesta área de pesquisa; fundamentação teórica com implicações para a pesquisa; metodologia de pesquisa; crítica e comentários sobre artigos publicados na própria revista. A distribuição é, principalmente, eletrônica, via Internet, ou em disquete.
Revista da ABRAPEC (RBPEC)(www.fc.unesp.br/abrapec/revista.htm)
Revista da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, visa divulgar e promover a pesquisa em Educação em Ciências. Nos dois primeiros volumes foram publicados trabalhos de pesquisa submetidos a congressos, especialmente ao ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências); a partir do terceiro, passou-se a publicar material inédito e arbitrado especificamente para a revista.Artigos disponíveis on line, desde o Volume 1 (Janeiro/Abril/2001).

Fonte de pesquisa: http://www.if.usp.br/profis/publicacoes_ec.html dia 13.03.07 às 17h02min

Periódicos de Divulgação Científica Ciência Hoje das Crianças (ICH)(www.ciencia.org.br)
Revista Ciência Hoje das Crianças, publicação de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Artigos disponíveis on line desde 1999.
Ciência Hoje On line (ICH)(www.ciencia.org.br)
Revista Ciência Hoje, publicação de divulgação científica da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Artigos disponíveis on line desde 1999.
Discutindo Ciência(www.escalaeducacional.com.br/revistacie.asp)
Discutindo Ciência é uma publicação do grupo Escala Editorial, a qual apresenta a estudantes, professores e público em geral uma variedade de matérias que visam contribuir para a difusão do conhecimento científico.
Publicação de Divulgação Científica do CBPF(www.cbpf.br/RevistaCBPF)
Artigos de divulgação sobre tópicos de física contemporânea.
Fonte de pesquisa: http://www.if.usp.br/profis/publicacoes_dc.html dia 13.03.07 às 17h07min

Um comentário:

Adriane disse...

Olá

Este é um trabalho de
MARINA J. CAL GOMEZ
JOICE PASSOS
PATRICIA NASCIMENTO
JEFERSON DIAS
THAILAN BARRETO
SAFIRA FIUZA
ROSANA MARIA MACHADO
JOSELENE NASCIMENTO
e visa divulgar periódicos que versam sobre o ensino das ciências, elaborado na disciplina Ensino de Ciências, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia.